por Dj Diaz Sáb 21 Jan 2012, 10:31
O problema é que é difícil (eu diria viavelmente impossível até) que um site controle os conteúdos inseridos pelos utilizadores. É verdade que este tipo de sites tem um elevado tráfego graças ao conteúdo ilegal que existe alojado neles - e nisso concordo com o tolos123.
No entanto, vamos imaginar um mundo online perfeito sem pirataria. Se eu quiser compartilhar um criação minha a 100% livremente com o mundo todo e sem custos para mim, é o Megaupload, rapidshare, 4share, hofile, fileserve e todos os outros idênticos que me permitem fazer isso. Diga-se que é esse o objectivo dos sites embora saibam e estejam conscientes que o conteúdo ilegal está lá. E não, os sites não são actualmente responsabilizados judicialmente em nenhum país do mundo (democrata) pelos conteúdos inseridos pelos seus utilizadores - Não existe nenhuma lei prevista para isso que eu conheça, daí os EUA estarem a debater essas duas novas leis para colmatar essa falha.
O badtuga referiu a meu ver algo muito pertinente e é por isso que tenho esta opinião:
"se alguem fizer upload de um video que viole os direitos de autor para o youtube ou facebook ou qualquer outro site
a culpa é desses sites ou do uploader do video? tambem se deita abaixo esses sites ou apaga-se o video ?"
E o mais engraçado é que o Youtube não permite download directo mas os utilizadores podem colocar o seu link na descrição livremente para download...além que existem "n" formas de retirar esses conteúdos. Muito pior ainda! É que até já se metem episódios completos no youtube sem qualquer problema, expostos e visiveis a todo o mundo...Se partilhar é crime, então o que o youtube tolera é certamente hediondo...
O caso do megaupload e afins pode-se assemelhar a um caso real: imaginemos uma loja que tem definidos padrões de comportamento, cidadania e segurança. Se entrar um gajo e desatar aos tiros matando uma série de pessoas, é o assassino que vai preso ou é o dono que é preso e a loja fecha? É que no fundo é ilegal andar-se aos tiros dentro da loja e o dono tem um espaço propício a isso...Se calhar no atentado do 11 de Setembro a culpa foi do arquitecto que desenhou as torres...
É proibido entrar com animais na loja: se eu entrar com o meu cão quem é responsabilizado: eu ou dono da loja? A placa estava na porta de fora e eu sabia, logo cabe-me a mim cumprir e respeitar as regras e condições do estabelecimento. Nos sites de partilha todas as pessoas sabem o que é legal e permitido pelo site ou não já que está descrito nos TOS. Logo se eu entrar com o meu cão na loja e alguém dirijir-se ao proprietário e pedir para me expulsarem é legítimo e ainda posso ser processado por isso - correcto. Da mesma forma o utilizador violou os TOS do megauppload há uma denúncia e o seu material é retirado e poderá haver um processo contra o uploader - correcto. Mas como alguém já disse, é mais fácil prender o dono do site e fechá-lo...
Cada um tema a sua opinião e é sempre válida, mas isto para mim é ridículo e um claro atentado à liberdade das pessoas posto em prática por aquele país que se autoproclama o defensor da liberdade!
Qua 11 Ago 2021, 15:52 por ripww
» My payment from HeedYou
Sáb 17 Jul 2021, 10:39 por nikkey2006
» Cryptowin - Pagamentos
Qua 30 Jun 2021, 22:49 por Deathreason
» Final Autofaucet - Pagamentos
Qua 30 Jun 2021, 22:46 por Deathreason